Tipos de Robôs
1. Robôs Inteligentes: são manipulados por sistemas multifuncionais controlados por computador, são capazes de interagir com seu ambiente através de sensores e de tomar decisões em tempo real. Atualmente dedica-se grandes esforços no desenvolvimento desse tipo de robô.
2. Robôs com controle por computador: são semelhantes aos robôs inteligentes, porém não tem a capacidade de interagir com o ambiente. Se estes robôs forem equipados com sensores e software adequado, se transformam em robôs inteligentes.
3. Robôs de aprendizagem: se limitam a repetir um sequência de movimentos, realizados com a intervenção de um operador ou memorizadas.
4. Manipuladores: são sistemas mecânicos multifuncionais, cujo sensível sistema de controle permite governar o movimento de seus membros das seguintes formas:
a) manual, quando o operador controle diretamente os movimentos;
b) de sequência variável, quando é possível alterar algumas das características do ciclo de trabalho.
Pode ser extremamente interessante realizarmos a classificação dos robôs do ponto de vista do controle de seus movimentos, admitindo as seguintes configurações:
1. Sem controle-servo: é o programa que controla o movimento dos diferentes componentes do robô, se realiza em um posicionamento "ponto-a-ponto" no espaço.
2. Com controle-servo: este tipo de controle permite duas formas de trabalho:
a) controle dos movimentos dos membros do robô em função de seus eixos. Os movimentos podem ser realizados ponto-a-ponto ou com trajetória contínua.
b) os movimentos se estabelecem da respectiva posição de seus eixos de coordenada e da orientação da mão ferramenta do robô.
blogue educacional da Escola municipal de ensino fundamental Alberto Bauer do projeto de robótica
BEM VINDO AO NOSSO BLOG DA ESCOLA ALBERTO BAUER.
Quem sou eu

- FANÁTICOS POR ROBO
- blogue da escola Alberto Bauer composto pelos alunos e alunas:Pâmela,Julia e Matheus
sexta-feira, 29 de abril de 2011
as quatro leis
O grande escritor americano de ficção científica Isaac Asimov estabeleceu quatro leis muito simples para a robótica:
1ª lei: "Um robô não pode ferir um ser humano ou, permanecendo passivo, deixar um ser humano exposto ao perigo". |
2ª lei: "O robô deve obedecer às ordens dadas pelos seres humanos, exceto se tais ordens estiverem em contradição com a primeira lei". |
3ª lei: "Um robô deve proteger sua existência na medida em que essa proteção não estiver em contradição com a primeira e a segunda leis". |
4ª lei: "Um robô não pode causar mal à humanidade nem permitir que ela própria o faça". |
o primeiro robô com caracteristicas humanas
O CP1 é uma das atrações da área de Robótica da segunda versão brasileira do maior encontro de Internet e cultura digital do planeta, que acontece em São Paulo até domingo. CP1 já nasce fazendo história. O robô vem sendo construído durante a Campus Party Brasil 2009 (seu nome é uma homenagem ao evento) e será demonstrado no sábado, às 19h, na festa de encerramento. A área de Robótica é a responsável pela criação do primeiro robô humanóide do País, totalmente composto por tecnologias livres (abertas), o que tem permitido que os campuseiros de todas as áreas colaborem com o projeto, discutindo e melhorando sua mecânica, elétrica, design e programação. “É a primeira iniciativa desse tipo no Brasil”, conta Alexandre Simões, professor de Robótica e Inteligência Artificial da Unesp e coordenador de Robótica da Campus Party. “O principal de expor nosso trabalho aqui no evento é contar com a colaboração dos participantes e começar a criar uma cultura de robôs, que não existe no País. É importante mostrar que o robô pode estar dentro das casas e não somente nas linhas de produção das grandes fábricas”, explica Simões.
o primeiro robô
Aconteceu em 1928 no mês de setembro
Dan Wohlbruck acrescenta à sua série: “Quando isso aconteceu?” Ensaios sobre a história do primeiro robô de aparência humana. Ele relata, de forma surpreendentemente, que “Eric foi uma substituição simples e bem sucedida para o Duque de York.”
Em 20 de setembro de 1928, Eric, o primeiro robô de aparência humana, abriu a Exposição da Sociedade de Engenheiros modeladores em Londres(Society of Model Engineers). Capitão William Richards, um jornalista e veterano da Primeira Guerra Mundial, e AH Reffell, um engenheiro, foram os inventores. Capitão Richards se inspirou para construir Eric quando o Duque de York, que foi convidado para abrir a exposição, não pôde comparecer à cerimônia
oque é robô
Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, porém esta situação esta mudando recentemente devido à popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações incluem o tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.
Assinar:
Postagens (Atom)