BEM VINDO AO NOSSO BLOG DA ESCOLA ALBERTO BAUER.

Quem sou eu

Minha foto
blogue da escola Alberto Bauer composto pelos alunos e alunas:Pâmela,Julia e Matheus

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação e Engenharia da Computação, dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade racional de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
O desenvolvimento da área começou logo após a Segunda Guerra Mundial, com o artigo "Computing Machinery and Intelligence" do matemático inglês Alan Turing[1], e o próprio nome foi cunhado em 1956.[2][3] Seus principais idealizadores foram os cientistas Herbert Simon, Allen Newell, John McCarthy, Warren McCulloch, Walter Pitts e Marvin Minsky, entre outros.
A construção de máquinas inteligentes interessam à humanidade há muito tempo, havendo na história um registro significante de autômatos mecânicos (reais) e personagens místicos, como Frankenstein, que demonstram um sentimento ambíguo do homem, composto de fascínio e de medo, em relação à Inteligência Artificial.[4]
Apenas recentemente, com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios e massa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias. Desde então, seu desenvolvimento tem extrapolado os clássicos programas de xadrez ou de conversão e envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz, lógica difusa, redes neurais artificiais e muitas outras.
Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamento humano. A Inteligência Artificial abraçou a idéia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Porém, o conceito de inteligência artificial é bastante difícil de se definir. Por essa razão, Inteligência Artificial foi (e continua sendo) uma noção que dispõe de múltiplas interpretações, não raro conflitantes ou circulares.

a ideia

A ideia de se construir robôs começou a tomar força no início do século XX com a necessidade de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos. É nesta época que o robô industrial encontrou suas primeiras aplicações, o pai da robótica industrial foi George Devol. Atualmente, devido aos inúmeros recursos que os sistemas de microcomputadores nos oferece, a robótica atravessa uma época de contínuo crescimento que permitirá, em um curto espaço de tempo, o desenvolvimento de robôs inteligentes fazendo assim a ficção do homem antigo se tornar a realidade do homem actual.

robotica

Robótica é um ramo da informática que engloba computadores, robôs e computação, que actualmente trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos eléctricos. As máquinas, pode-se dizer que são vivas, mas ao mesmo tempo são uma imitação da vida, não passam de fios unidos e mecanismos, isso tudo junto concebe um robô. Cada vez mais que as pessoas utilizam os robôs para suas tarefas. Em breve, tudo poderá ser controlado por robôs. Os robôs são apenas máquinas: não sonham nem sentem e muito menos ficam cansados. Esta tecnologia, hoje adoptada por muitas fábricas e indústrias, tem obtido de um modo geral, êxito em questões levantadas sobre a redução de custos, aumento de produtividade e os vários problemas trabalhistas com funcionários.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

tipos de robô

Tipos de Robôs
1. Robôs Inteligentes: são manipulados por sistemas multifuncionais controlados por computador, são capazes de interagir com seu ambiente através de sensores e de tomar decisões em tempo real. Atualmente dedica-se grandes esforços no desenvolvimento desse tipo de robô.
2. Robôs com controle por computador: são semelhantes aos robôs inteligentes, porém não tem a capacidade de interagir com o ambiente. Se estes robôs forem equipados com sensores e software adequado, se transformam em robôs inteligentes.
3. Robôs de aprendizagem: se limitam a repetir um sequência de movimentos, realizados com a intervenção de um operador ou memorizadas.
4. Manipuladores: são sistemas mecânicos multifuncionais, cujo sensível sistema de controle permite governar o movimento de seus membros das seguintes formas:

a) manual, quando o operador controle diretamente os movimentos;
b) de sequência variável, quando é possível alterar algumas das características do ciclo de trabalho.
Pode ser extremamente interessante realizarmos a classificação dos robôs do ponto de vista do controle de seus movimentos, admitindo as seguintes configurações:
1. Sem controle-servo: é o programa que controla o movimento dos diferentes componentes do robô, se realiza em um posicionamento "ponto-a-ponto" no espaço.
2. Com controle-servo: este tipo de controle permite duas formas de trabalho:

a) controle dos movimentos dos membros do robô em função de seus eixos. Os movimentos podem ser realizados ponto-a-ponto ou com trajetória contínua.

b) os movimentos se estabelecem da respectiva posição de seus eixos de coordenada e da orientação da mão ferramenta do robô.

as quatro leis

O grande escritor americano de ficção científica Isaac Asimov estabeleceu quatro leis muito simples para a robótica:
1ª lei: "Um robô não pode ferir um ser humano ou, permanecendo passivo, deixar um ser humano exposto ao perigo".
2ª lei: "O robô deve obedecer às ordens dadas pelos seres humanos, exceto se tais ordens estiverem em contradição com a primeira lei".
3ª lei: "Um robô deve proteger sua existência na medida em que essa proteção não estiver em contradição com a primeira e a segunda leis".
4ª lei: "Um robô não pode causar mal à humanidade nem permitir que ela própria o faça".

o primeiro robô com caracteristicas humanas

O CP1 é uma das atrações da área de Robótica da segunda versão brasileira do maior encontro de Internet e cultura digital do planeta, que acontece em São Paulo até domingo. CP1 já nasce fazendo história. O robô vem sendo construído durante a Campus Party Brasil 2009 (seu nome é uma homenagem ao evento) e será demonstrado no sábado, às 19h, na festa de encerramento. A área de Robótica é a responsável pela criação do primeiro robô humanóide do País, totalmente composto por tecnologias livres (abertas), o que tem permitido que os campuseiros de todas as áreas colaborem com o projeto, discutindo e melhorando sua mecânica, elétrica, design e programação. “É a primeira iniciativa desse tipo no Brasil”, conta Alexandre Simões, professor de Robótica e Inteligência Artificial da Unesp e coordenador de Robótica da Campus Party. “O principal de expor nosso trabalho aqui no evento é contar com a colaboração dos participantes e começar a criar uma cultura de robôs, que não existe no País. É importante mostrar que o robô pode estar dentro das casas e não somente nas linhas de produção das grandes fábricas”, explica Simões.

o primeiro robô

Aconteceu em 1928 no mês de setembro
Dan Wohlbruck acrescenta à sua série: “Quando isso aconteceu?” Ensaios sobre a história do primeiro robô de aparência humana. Ele relata, de forma surpreendentemente, que “Eric foi uma substituição simples e bem sucedida para o Duque de York.”
Em 20 de setembro de 1928, Eric, o primeiro robô de aparência humana, abriu a Exposição da Sociedade de Engenheiros modeladores em Londres(Society of Model Engineers). Capitão William Richards, um jornalista e veterano da Primeira Guerra Mundial, e AH Reffell, um engenheiro, foram os inventores. Capitão Richards se inspirou para construir Eric quando o Duque de York, que foi convidado para abrir a exposição, não pôde comparecer à cerimônia

oque é robô

Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano. Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, porém esta situação esta mudando recentemente devido à popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações incluem o tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel Čapek, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.
robôs fanaticos que ja existem e funcionam

sexta-feira, 25 de março de 2011

DIARIO DE BORDO


25.02.11

Vimos  o vídeo de demonstração e separamos as peças do lego e começamos um projeto.

04.03.11

Estudamos as apostilas e começamos a montar nossos robôs e aprendemos como temos que  mexer no RCX e qual é as suas funções e como funciona.

18.03.11


Terminamos o nosso robo e montamos um novo robo para colocar as imagens no nosso site.

25.03.11

hoje fizemos um blogue e  modificamos ele...

01.04.11


hoje nos fizemos um projéto no rcx terminamos de montar nosso robo e começamos a fazer outro mais difícil pois teremos que escolher um deles para apresentar para nossa escola por isso estamos tentando achar o melhor modelo para fazer por ultimo ,o professor nos ensinou como se faz programas para passar para o rcx para que ele faça com nossos robôs,descobrimos que até podemos colocar uma musica para tocar nele achamos muito legal e decidimos colocar uma em nossa apresentaçao final.

08.04.11 

hoje desmontamos nossos projéto antigo e começamos o nosso robô   *radar* ,o professor mandou tentarmos vários tipos para podermos escolher um  para nossa apresentaçao que será daqui a poucas semanas,hoje uma pessoa do nosso grupo faltou por isso temos que ir mais de pressa  para terminarmos o  *radar* ainda nessa aula e começarmos um mais difícil na semana que vem.  

                                                                                                                                                                 

29.04.11


hoje escolhemos nosso projeto definitivo:


projeto: robo regador 

escolhemos ele pela suas funções pelo que ele faz e por sua função no dia dia  e por ele se destacar por entre os outros escolhidos ,no grupo foi o mais votado ,ficamos entre o robô radar e o robô inteligente.por fim acabamos escolhendo ele.

06.05.11

lista de materiais para nosso robô e a maquete:

1 ezopor
*plantas artificiais 
*tintas
1 copo plástico de café
*pincel
1caixa de sapato 
*areia 
1cola. 

apresentaçao sobre o robô regador:

O regador é um dispositivo para espalhar direcionalmente a água (ou outros líquidos) sobre plantas, vasos e canteiros. Se encontra atualmente em crescente uso devido à preocupação global com o uso consciente da água.
É normalmente constituído por um corpo que acumula água e um crivo ou chuveiro que dispersa a água em gotas, ligado ao corpo por um bico cônico. Possui ainda alça para o manuseio.
É um equipamento de jardinagem atualmente adotado como objeto de decoração nostálgica pelo fato de ser feito artesanalmente na maioria das comunidades agrícolas nos séculos XIX e XX.
Simboliza também as atividades de diversos grupos ambientalistas no sentido de divulgar e fazer crescer um estilo de vida mais ligado à Natureza.

hoje estamos começando nosso robô o *regador* a Júlia e o Matheus estão montando e eu -Pâmela estou adicionando conteúdo ao nosso blog.

13,05,11
 hoje o Matheus esta montando uma esteira  para o nosso robô poder andar e nao só ficar parado ,digitamos no computador a lista de materiais necessarios para montar a maquete.Hoje a Leila vaiu ver os nossos projetos e mostrar para nos como usar o GIMP MUITO LEGAL o professor falou que nos vamos usar esse programa sempre para imagens.


20.05.11

Hoje eu Pâmela e a Julia fizemos a nossa maquete para nosso robô andar nela agora vamos terminar com ela.
26.05.2011

Hoje nós passamos uma segunda mão de tinta na maquete, e começamos a

fazer as estradinhas por onde o regador íra passar ,discutimos sobre onde

íra ficar as plantinhas .


Procuramos na internet  algumas figuras sobre o regador e falamos sobre o

cartas que nós vamos fazer e o que vamos colocar nele.


27.05.11

hoje demos uma segunda mao na maquete e começamos a montar um banco para nossa maquete que serre um parque no qual vai ter flores para regar. 

03.06.11

hoje estamos na reta final para construir a nossa maquete e começamos a montar os bancos para nosso parque,teremos que terminar a nossa maquete até semana que vem para começarmos a programar o nosso robo  em cima dela . 


 17.06.11

hoje estamos terminado a nossa maquete. uma integrante do nosso grupo faltou a Julia,começamos a fazer os retoques finais

01,07,11

Hoje estamos terminando a nossa programação e nossos cartazes para a apresentação de semana que vem para a escola e para a finalização do projeto.